Resenha de "Os Dez Mandamentos", Loron Wade

17 de agosto de 2012



     Um livro maravilhoso, de leitura fácil e com aplicação pessoal. Este livro ensina muitas coisas a respeito dos Dez Mandamentos e da vontade de Deus para as nossas vidas.

     O autor explorou a fundo cada mandamento, mostrando como deve ser aplicado nos dias de hoje e como Deus quer que vivamos. Mostra que os Mandamentos são muito mais que regras; são princípios fundamentais para o ser humano viver de maneira correta.



Do culto frenético ao sexo se originou a pandemia da Aids. Por que ninguém fala a respeito da mais clara e óbvia solução? Não deveria ser tão difícil de descobrir. Não é necessário que essa doença se espalhe ainda mais. A solução mais simples e óbvia é dar as costas a essa divindade traiçoeira e novamente respeitar os valores da família e o caráter sagrado do matrimônio."

     O autor consegue mostrar coisas que fazemos errado, sem ao menos saber que está errado. Nos faz ver o quão bondoso e amoroso Deus foi por criar essas leis. Não para nos obrigar a segui-las, mas para que através delas evitemos sofrimento e consequências dos nossos erros.
     
     Deus é Pai amoroso e só quer nos ver felizes. Uma pessoa que pratica sexo desenfreado sofre as consequências do ato. Uma pessoa que não honra o pai e a mãe dificilmente se dará bem em sua vida profissional. Alguém que cobiça o que é do outro acaba se dando mal de um jeito ou de outro.

Por que o segundo mandamento proíbe fazer ídolos ou imagens para representar Deus? Porque, não importa quão grande os façamos ou quanto ouro, diamantes e outras coisa usemos para cobri-los, a única coisa que conseguimos é tornar Deus menor. Inevitavelmente nos O reduzimos à dimensão de um conceito meramente humano." 

     Loron usa vários exemplos práticos para provar o que diz. Usa experiências próprias para dar ênfase na mensagem que está transmitindo. Isso facilita bastante a leitura e o entendimento. Uma ótima ideia do autor.

A ideia de intercessão por parte dos santos mortos viola claramente o segundo mandamento, porque se baseia no conceito pagão de um Deus limitado que dificilmente possa ser convencido a nos auxiliar."

     Tirando apenas um fato que ele cita no livro que não é real (o fato de Jesus ter morrido na sexta-feira, quando, na verdade, morreu na quarta), o livro é completamente verdadeiro e totalmente baseado na Palavra. Gostei bastante da leitura e, com certeza, é um livro para reler e usar como fonte de pesquisa. Recomendo à todos.

Amanda Melanie
UMAP Xaxim

Nome do livro: Os Dez Mandamentos / Autor: Loron Wade / Editora: Casa Publicadora Brasileira / Número de páginas: 95 / Onde encontrar: Estante Virtual

 
União da Mocidade Adventista da Promessa do Xaxim © 2012